Slide Left Slide Right

Quem somos

carequinha

Nossa história é tão grande que só escrevendo um livro para contar. Tudo começou em primeiro de maio de 1979 num canteiro de obras na Rua da Alfândega – RJ, onde foi criado o Grupo de Teatro Tapume. O objetivo inicial era levar teatro aos canteiros de obras da cidade, o que aconteceu com sucesso. Durante anos os operários assistiram a diversos espetáculos em seu local de trabalho. Com o tempo o grupo foi crescendo e se transformou na empresa Tapume Produções Artísticas, lançou os cursos de teatro infantil que formaram talentos para o mundo artístico, tais como Lisandra Souto, Luan (da dupla Luan & Vanessa), Duda Little (Repórter da Xuxa), entre outros. Surgiram também os cursos para terceira idade, adolescentes e adultos.

Limchem Cherem, o criador da Tapume é Autor, diretor, ator, produtor e empresário. Escreveu mais de cinqüenta peças dedicadas ao mundo infantil. Atuou e dirigiu diversos espetáculos, todos dedicados ao público infantil. Fundou a ESCOLA DE PAPAI NOEL, em 1993, a qual tem como objetivo difundir a imagem do bom velhinho e que já formou mais de 500 Papais Noéis.

A TAPUME é lembrada sempre que alguém pensa em Papai Noel, em Teatro ou em Locação de Coberturas para eventos. A partir de 1982 a agenda do famoso Carequinha, nascido George Savala Gomes, passou a ser organizada pela TAPUME, e o palhaço se tornou uma atração em todos os eventos para crianças organizados pela empresa. Em 2002 Carequinha apresentou a palhaça Carequita, aos palcos para ser sua assistente. No mesmo ano foi lançado pela TAPUME em parceria com a gravadora EMI, o CD que homenageia Carequinha – “90 ANOS DE ESPETÁCULOS” reúne seus maiores sucessos. A produtora faz questão de manter viva a memória do mito Carequinha após seu falecimento em 05 de abril de 2006. A palhaça Carequita continua em ação com a sua dupla, a palhaça Repita, alimentando o amor pelo circo. Afinal, como dizia o mestre Carequinha, “Enquanto existir um sorriso no rosto de uma criança, jamais o circo morrerá”

Atualmente a TAPUME se fortaleceu no mercado como produtora de trabalhos artísticos e fornecedora de estrutura para eventos em geral.

Estrutura para eventos

A Tapume garante o sucesso e a segurança do seu evento. Há 20 anos atuando no setor de coberturas e estruturas para eventos, oferecemos cobertura duas águas, chapéu de bruxa, piramidal, lonas de circo, pisos com carpete, palcos, fechamentos e geradores. Atendemos toda a região do Rio de Janeiro, regiões vizinhas e São Paulo (Fornecemos ART – Assinado por profissional credenciado pelo CREA).

Entre nossos clientes estão: Michelin, Libra Terminal Rio, Cervejaria Itaipava, Clube Comary, Terê-Fantasy, SESC- RJ, UFF, Vale, Michelin, CSN, Prefeituras do Rio de Janeiro, Itaguaí, Mangaratiba, Volta Redonda, Angra dos Reis, Resende, Itatiaia, Petrópolis, Seropédica e Barra Mansa e Quatis.

Teatro

teatro-para-crianca

Produzindo espetáculos infantis desde 1978, a TAPUME tem em sua bagagem mais de trinta espetáculos. Em 1978 produzimos “A BRUXINHA DOROTÉIA” e “O PALHAÇO DA CIDADE”, viajando com os espetáculos para a região de Minas Gerais entre 1979 e 1980. De 1981 a 1984 ficamos em cartaz com o espetáculo “A BRUXINHA REBECA e CINDERELA e ALICE”. Entre 1985 e 1990 produzimos vários espetáculos como “VIAGEM À MONTANHA ENCANTADA” – a qual foi um grande sucesso de público , “BRANCA DE NEVE NO JARDIM DAS BORBOLETAS ” com a direção da atriz Henriqueta Brieba , lançada como diretora aos 89 anos pelo autor Limachem Cherem , “PINÓQUIO O BONECO DE MADEIRA”, “PENÉLOPE NA CASA DOS BONECOS”, “O CIRCO CHEGOU”. Em 1991 produzimos o grande sucesso infantil mundial, “CHAPEUZINHO VERMELHO”, de Maria Clara Machado, a qual ficou dez anos em cartaz, sendo assistida por mais de 50 mil pessoas em todo o Brasil. Em 1992 estreamos o espetáculo “CORAÇÃO ADOLESCENTE” dirigido ao público juvenil, o qual recebeu as melhores críticas dos principais jornais cariocas. Entre 1993 e 2000, produzimos “O CIRCO ENCANTADO” e “O PRÍNCIPE ENCANTADO”. Em 2005, montamos “TRAQUINAGEM” um espetáculo infantil que esteve em temporada no teatro Villa Lobos no Rio de Janeiro, além participar de projetos municipais em hospitais e instituições. Já em 2012 e 2013 estivemos em cartaz com a remontagem do espetáculo “GRITO NO ANDAIME”.

Circo

teatro

A Tapume produz shows de variedades circenses e oficinas para as diversas ocasiões. Oferecemos para contratação: Acrobatas de solo e aéreo, Espetáculos de contação de histórias, Futebol de anões, Malabaristas, equilibristas, Mágicos, Palhaços e Perna de pau.

Escola de Papai Noel

escola-papai

Escola de Papai Noel do Brasil

Em 21 anos de existência, a Escola de Papai Noel da Tapume já formou mais de 500 Bons Velhinhos. – São pessoas idosas, muitas delas aposentadas ou desempregadas, que aprendem tudo sobre Papai Noel. As aulas, que incluem canto, dicção, interpretação, postura e improvisação e têm por objetivo lapidar o aluno. A turma recebe dicas sobre como lidar com as crianças que, geralmente, têm uma lista enorme de pedidos. Aprendem a andar como Papai Noel, a falar com sotaque europeu e, principalmente, a escapar das perguntas indiscretas das crianças. Para concorrer às vagas gratuitas que são oferecidas todos os anos, é preciso ter mais de 50 anos, disposição para trabalhar e de preferência, ter a barba característica. A remuneração natalina promete ser atraente, por isso, normalmente mais de 150 pessoas buscam uma vaga. Ao receberem seus diplomas, os Noéis que se destacam ao longo do curso, podem ser indicados para trabalhar nos shoppings e instituições. A Tapume fornece ainda, os figurinos e os acessórios exclusivos necessários à encenação do Bom Velhinho.

Papai Noel nos Shoppings

Todos os anos a história se repete, crianças e pais espremem-se entre centenas de outros pais e filhos à espera do momento mágico, ver o Papai Noel chegar. Em todos os grandes shoppings do Rio de Janeiro, o evento já se tornou um marco no calendário natalino do carioca, e mesmo aqueles que ainda não tem filhos pequenos podem ser flagrados acompanhados de sobrinhos, primos e qualquer criança que lhe sirva como de álibi. Afinal, Papai Noel é quase uma unanimidade entre miúdos e grandões.

É na época de natal que a equipe de Papais Noéis treinada e coordenada pela Tapume, entra em ação, pronto a atender com sua equipe de assistentes, às crianças que se enfileiram nos shoppings para lhe fazer seus pedidos e tirar fotos.

 

Chegadas de Papai Noel

IMG00158-20111126-1831

A tapume oferece diversas formas de chegada do bom velhinho nos shoppings. Descendo de helicóptero, trazido em um lindo carro de época, anunciado por um lindo coral de crianças, acompanhado de duendes, ninfas e outros personagens comuns aos contos infantis, inserimos o público na magia do natal através dos olhos.  

Visita na noite de natal

É um privilégio poder contar com um Papai Noel só para sua família. Por isso a Tapume tem uma agenda cheia de visitas a residências no dia nobre das comemorações natalinas, a noite de 24 de dezembro.

Filantropia

O mesmo Papai Noel que sorri para fotos nos shoppings leva carinho para crianças em hospitais, orfanatos e instituições em geral. A Tapume tenta atender essa  demanda de pedidos de acordo com a disponibilidade dos Noéis formandos da Escola de Papai Noel do Brasil.

Imprensa

Portfólio

email          Facebook-logo

tapume@tapume.com.br

 

 

 telefone

(21) 2532-3066 / 3177-0190 / 99985-7034

 

 

  local

Praça Tiradentes, 10-406, Centro, Rio de Janeiro – RJ

 

Formulário para contato

Quer saber mais sobre o que nós fazemos? Preencha esse formulário e nós entraremos em contato com você o mais breve possível.